domingo, 21 de fevereiro de 2010

À Pátria, a vida. Ao DPF, o COT.

Olá mais uma vez senhores,

Depois de alguns problemas no computador e do feriado de carnaval estou de volta, e para me redimir da ausência vou postar uma matéria sobre o grupo especial que está no meu coração, o COT (Comando de Operações Táticas da Polícia Federal).

Postarei aqui hoje um pouco sobre a história do COT e algumas curiosidades.
Espero que aproveitem bem a leitura!


A idéia de criar um grupo de operações especiais no Departamento de Polícia Federal surgiu em 1983, quando uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, responsável por apurar atos de terrorismo no país e preocupada com a evolução destas ações, recomendou ao Ministério da Justiça a especialização de um grupo de policiais federais no combate aos crimes dessas natureza. A maior preocupação era com incidentes envolvendo seqüestro de aeronave e atentados a bomba.

     No ano seguinte, a direção da Policia Federal, baseada na determinação do Ministério da Justiça, realizou estudos visando à criação desse grupo especial e incumbiu o Coordenador Central de Polícia (atualmente correspondente ao cargo de Diretor Executivo), o Delegado de Polícia Federal Raimundo Cardoso da Costa Mariz, da implantação do grupo especial. Naquele ano, foi apresentado ao Delegado Mariz um projeto preliminar de grupo tático, confeccionado pelo Agente de Polícia Federal Evandro Carnaval Barroso. Em 1986, Alberto Coury Junior uniu-se ao projeto. Decorrido um ano, em 1987, o projeto foi apresentado oficialmente pelo APF Evandro e começou a ser implantado. No projeto, estavam previstos os fundamentos do recrutamento de seus membros e do funcionamento dos cursos de formação. Juntaram-se ao grupo inicial os Agentes de Polícia Federal Nelson José da Silva Nascimento e Antônio Queiroz.
    Assim foi constituído o denominado Comando de Operações Táticas (COT). Ainda sem sede, a equipe foi instalada em uma sala da Divisão de Polícia Fazendária, no Edifício Sede do Departamento de Polícia Federal (DPF) em Brasília/DF

    Em 1988, um croqui contendo um desenho preliminar da sede do COT foi entregue ao Departamento de Engenharia do DPF. Naquele ano, juntaram-se ao grupo os Agentes de Polícia Federal Washington Avelino de Souza e Nolsen Brito da Silva, sendo que este permaneceu nesse Comando até sua aposentadoria e serve como fonte de conhecimento até os dias atuais. Também se juntaram ao grupo o Papiloscopista Policial Federal Marcus Vinícius Filgueiras de Almeida, os Agentes Luiz Augusto Carvalho, Carlos Alberto Machado – que continuou no grupo até sua aposentadoria, Leandro Tedoldi Moreira Lopes – Atualmente chefe de equipe no COT, o Delegado de Polícia Federal Celso Aparecido Soares e o Perito Criminal Federal Ângelo Oliveira Saligmac.

    Em 1989, o primeiro coordenador do Comando foi o Delegado de Polícia Federal Carlos Bernardes Mendes, sucedido, após aposentadoria pelo Delegado de Polícia Federal Daniel Gomes Sampaio que atuou como coordenador até o ano de 2004. Juntaram-se ao grupo o então Agente de Polícia Federal, atualmente Delegado, Daniel Lorenz Azevedo, o Escrivão de Polícia Federal Walberlino de Jesus Carvalho (in memorian), e o Agente de Polícia Federal Luiz Wangles Martins Conde.

    Somente em março de 1990 o COT passou a fazer parte do organograma oficial do Departamento de Polícia Federal, sofrendo enormes dificuldades e preconceitos até se firmar como um dos mais preparados grupos policiais de operações especiais do mundo. Ainda nesse ano, ingressaram no COT os Agentes Marcos Ferreira dos Santos, atualmente Delegado de Polícia Federal e chefe de Operações, José Barbosa Sobrinho, agora chefe de equipe do COT, Davi Soares dos Santos, além do Escrivão de Polícia Federal Márcio Gomes Santana.

    Em 1993 Passaram a integrar os quadris do COT o Agente Van Dyck Oliveira e o Escrivão Luzenir Cavagnac Ribeiro, ambos operando até hoje no grupo. No mesmo ano ainda ingressaram os Agentes Júlio Gomes de Carvalho, Sérgio Rodrigues Albuquerque (in memorian) e Walter Paulo Schimocoski.
    Sua sede foi construída no Setor Policial Sul, em Brasília/DF, junto à Superintendência da Polícia Federal do DF. Ocupa uma área de aproximadamente 40.000 metros quadrados, com infraestrutura completa. Recentemente recebeu a aprovação para a construção do novo complexo de edificações, incluindo até um tanque de mergulho e uma cidade cenográfica.

    Os policiais receberam treinamento de alguns dos melhores grupos internacionais de operações, como o GSG9 da Alemanha. Ao longo dos anos, seus integrantes desenvolveram doutrinas próprias em diversas áreas, derivadas, essencialmente, desse intercâmbio e adaptada à realidade do nosso país. Desses conhecimentos e doutrinas, unidos à experiência adquirida nas várias operações executadas por esse Comando, surgiram diversos cursos, inclusive ministrados a outras instituições de segurança pública e forças militares, nacionais e internacionais. Dentre eles, podemos citar o Curso de Operações Táticas e o Curso de Atiradores de Precisão Policial.


    O COT utiliza moderno armamento que inclui pistolas Glock no calibre 9mm, submetralhadoras HK MP5 SD (supressor de ruídos) no calibre 9mm, submetralhadoras HK MP5 A5 no calibre 9mm, fuzis de assalto Colt M16 A2, HK G36 e Colt M4 todos estes calibre 5,56mm, espingardas Franchi SPAS 12 calibre 12, metralhadora Colt M16 A2 LMG (Light Machine Gun)  no calibre 5,56x45mm (.223 Remington), Fuzis de precisão Remington 700, HK PSG1 e HK MSG 90 no calibre 7.62mmx51mm (.308 Winchester) e Fuzis de precisão Sig Sauer Tactica II no calibre 7.62 intercambiável para o calibre 8,58x70mm (.308 Lapua Magnum). Dispõe, também, de vários armamentos específicos, de diversos calibres, para testes ou missões especiais.

    Possui, ainda, outros equipamentos que auxiliam nas missões, como visores noturnos, visores termais, binóculos, lunetas, material para arrombamento, material de alpinismo, explosivos e materiais afins, capacetes balísticos, escudos balísticos, equipamentos de controle de distúrbio civil, barcos infláveis de assalto com motores de popa, entre outros.

    Para o deslocamento conta com aviões e helicópteros do CAOP (Coordenação de Aviação Operacional do DPF), ônibus adaptados para funcionar como gabinete móvel de gerenciamento de crises, caminhões para transporte de equipamentos, micro-ônibus, vans, viaturas off-road, viaturas blindadas e motos.

    Utilizando-se do trinômio homem, treinamento e equipamento, vem desempenhando missões dos mais variados tipos em todo país. Em mais de vinte anos de operações, duas coisas são destaque: nunca deixou de cumpri uma missão e nunca perdeu um homem em combate, demonstrando o profissionalismo e a eficiência do grupo.

O símbolo e o lema

A Águia segurando o fuzil (um Colt M16 701 com lançador de granadas m203) é o símbolo do Comando de Operações Táticas. De acordo com a heráldica, a águia simboliza o apoio aéreo, a força, a garra, a inteligência e o espírito de luta do grupo. O fuzil representa a técnica, a tática e os equipamentos empregados.
O idealizador do símbolo, o APF Evandro, transpôs a imagem de uma águia encontrada em uma caixa de munição americana, juntando com a imagem de um fuzil Colt M16 com lançador de granadas de uma revista de armas, formando o que é hoje o símbolo do COT.

A águia foi escolhida, ainda, por ser o único animal que enfrenta tempestades para caçar, não recuando perante as adversidades. Ela vai de encontro a elas, no olho do furação. Assim também é o COT. Não existe missão fácil ou difícil. Existe missão cumprida. Tenha certeza: ele vai onde for necessário, em qualquer lugar; com os recursos que estiverem disponíveis, a qualquer hora; e só retorna com sua missão cumprida, qualquer missão. Em resumo, esta frase representa muito bem o que é o grupo: “A qualquer hora, em qualquer lugar, para qualquer missão”.

O lema retrata bem a realização deste sonho e a força do grupo: “À Pátria, a vida. Ao DPF, o COT.”

14 comentários:

  1. Parabéns a essa gloriosa e honrada policia Brasileira. Parabéns ao Grupo do COT.

    ResponderExcluir
  2. Por favor,Walberlino de Jesus era filho de Maria de Jesus?Tinha uma irmã com nome Estelita e um irmão com nome Sergio?Sabe se a familia já morou em Juiz de Fora?É muito importante p/ mim eu procuro noticias da familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ainda procura a família do Walberlino?

      Excluir
  3. bom dia, aqui escrevo do outro lado do oceano,de portugal mais concretamente, procuro meu primo carlos alberto machado da pf de brasilia, que julgo ser esse senhor de que fala ai no 1º post, se os pais dele forem portugueses, ja falecidos no rio de janeiro entao é ele ,nesse caso gostava de entrar em contacto com ele, obrigado 1 abraço e parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  4. Massa gostei muito, meu pai é policial só que militar,( tá sendo tenente agora,) mesmo ele sendo PM, se algum dia eu for policial eu quero ser da PF,a tempos eu venho vendo videos do cot, me impressionei com o trabalho bem feito deles,,(meu cunhado que me mandou o video no youtube) mesma hora que vi gostei, me apaixonei pelo cot, eles faz o que eu sempre quis fazer, e o melhor que tem ação no meio, coisas que eu gosto, adrenalina pura, pois é galera, quem sabe se DEUS QUISER EU NUM VOU ENTRAR NO COT, DESEJO BOA SORTE PRA VOCÊS TAMBÉM, VALEU FIQUEM COM NOSSO DEUS MARAVILHOSO...

    ResponderExcluir
  5. fazer part dessa equip,,,,...

    ResponderExcluir
  6. Ola godtaria de saber como achp Carlos Alberto Machado, sou uma velha amiga pessoal que perdeu seus contatos
    Obrigada
    email fersantana@oi.com.br

    ResponderExcluir
  7. quem pode me ajudar, preciso encontrar uma pessoa que usou o titulo da instituicao pra negociar comigo. comunicava-se comigo através do email hernandez fachinni < fachinniinterpol@hotmail.com >. grato

    ResponderExcluir
  8. Na lista de integrantes do COT, faltou o Carlos Alberto Machado, que é um dos instrutores.

    ResponderExcluir
  9. Estou procurando um AMIGÃO das antigas Marcus Vinicius Filgueiras de Almeida que é citado nesta honrosa materia acima. Quem puder fornecer meios de contatos, eu trabalho no SupReg RegMinFaz Ass Com Social - Wagner

    ResponderExcluir
  10. Obrigado por citar meu nome na matéria.
    Belo trabalho.

    ResponderExcluir
  11. gostaria de saber se o perito de qualquer área da PF pode fazer cursos operacionais, como o COT?

    ResponderExcluir